Independente da RAÇA do seu cão, a alimentação é a base para uma saúde de ferro. São muitas as decisões no que diz respeito à escolha de uma ração adequada e vários os factores a considerar. Consulte sempre o veterinário do seu cão, antes de fazer alterações radicais na alimentação do animal.
Escolha a gama da ração para o seu cão
As rações de melhor qualidade têm geralmente uma maior digestibilidade, ou seja, há um maior aproveitamento por parte do cão. Nas rações de qualidade inferior, o cão tem de comer mais para poder obter os mesmos benefícios. As rações de gama alta são geralmente mais caras, mas acabam por durar durante mais tempo, isto porque o cão necessita de doses diárias menores.
Determine o número de refeições diárias do cão
Um cachorro necessita de ser alimentado três vezes ao dia. Isto porque o cão passa de uma situação em que tinha acesso ao leite materno a qualquer altura, para uma situação de comida controlada por refeição. A partir dos 4 meses, pode-se reduzir para duas refeições diárias e já em adultos, podem comer apenas uma vez por dia. É preciso contudo algum cuidado nas raças de porte médio/grande nas quais a torção de estômago é comum. Os cães destas raças devem comer duas vezes ou mais por dia, para que o peso da comida do estômago seja menor e diminuir assim o perigo de haver uma torção do estômago.
Restos de comida? Não!!!...
Os restos de comida não devem ser dados ao cão. A ração tem tudo o que o cão necessita. Se preferir, pode cozinhar para o cão, mas isto não é o mesmo que alimentá-lo à base de restos. A comida do cão deve ser cozida sem sal ou temperos. Informe-se primeiro sobre este tipo de dieta, sabendo quais as carnes e ossos mais adequados para o cão e quais as percentagens indicadas.
Ração de acordo idade
Para cães em crescimento alimentação de qualidade superior é necessário. Uma alimentação de qualidade é sinônimo de saúde.
5 – Escolha a ração de acordo com o porte do cão
A quantidade de comida varia conforme o porte do animal: A escolha da ração é de acordo com o porte do cão quando adulto. Existem várias marcas no mercado com opções diferentes para cães de porte pequeno, médio e grande e grande porte e ração para raças específicas, a ROYAL CANIN tem a cação específica para BULLDOG FRANCES, que o BLACK não se adaptou.
6 – Escolha a ração de acordo com o grau de atividade
O exercício que um cão faz altera a quantidade e o tipo de alimentação que deve ter.
RAÇÕES DISPONÍVEIS NO MERCADO
Standart (Popular), Premium e Super Premium, sendo que a diferença entre elas baseia-se na qualidade, tipo de matéria prima, concentração de nutrientes e automaticamente o preço.
As informações essenciais como composição e digestibilidade são limitadas de grande importância para saúde e bem estar do animal.
Abaixo algumas rações Super Premium, Premium e Standart. O que quer dizer isso:
Super Premium:
Rações super premium são balanceadas e com composição ideal para os animais. Elas são produzidas com 100% de proteína animal, que tem maior digestibilidade e utilizam conservantes naturais, não contém corantes e palatabilizantes.
Premium:
As rações premium possuem um bom balanceamento, utiliza uma maior quantidade de proteína vegetal em sua formulação, seu custo diminui mas o volume ingerido necessário para nutrir o animal é maior e maior também a produção de fezes. Contém conservantes, corantes e palatabilizantes.
Standard:
As rações standard também são balanceadas. A proteína utilizada é inferior. Os animais têm que ingerir um volume grande para adquirir os nutrientes necessários, possuem grande quantidade de palatabilizantes, corantes e conservantes.
Não se esqueça de:
* Manter sempre água fresca à disposição do seu cão.
* Conservar a ração em local seco e fresco.
* Visitar o veterinário regularmente.
* Temos no mercado rações das melhores marcas, em embalagens grandes que saem sempre por um preço bem mais em conta. Você deverá acondicioná-la em local fresco e arejado.
Em caso de dúvidas quanto a alimentação de seu cão, procure o veterinário.