domingo, 25 de agosto de 2013

GRUPO 2 - CÃES DE CAÇA À PRESA


Os Hounds são cães de caça à presa.

Preferem os animais de pêlo e os próprios cães abatem a presa. Há dois subgrupos aqui. O primeiro é composto pelos Hounds propriamente ditos ou Sabujos. Esses são cães que caçam farejando o solo e geralmente agem em matilha. O outro grupo é composto pelos cães que caçam usando a visão, os chamados Sighthounds ou Galgos. São cães capazes de desenvolver grandes velocidades e seu temperamento é um tanto mais reservado que os demais cães de caça.

- AFFHAN FOUND

- BASSET HOUND

- BEAGLE

- DACHSHUND TECKEL

- GALGO ESPANHOL

- RHODESIAN RIDGEBACK



AFGHAN HOUND


O Afghan hound é uma das raças de cães mais antigas, cujas referências datam de aproximadamente 300 a.C. Não há registros sobre a chegada da raça ao Afeganistão, onde foi desenvolvida. O desenvolvimento do Afghan hound se deu principalmente por povos nômades, que o utilizavam na caça a gazelas e lebres devido à sua grande velocidade.
A aparência do Afghan hound dá uma impressão de força e dignidade, combinando velocidade e poder. A cabeça é portada orgulhosamente; a expressão oriental é típica da raça. Parece olhar através das pessoas. Tem um ar digno e indiferente, com uma leve ferocidade.

Sua pelagem longa pode exibir todas as cores. Ela requer escovação a cada três dias para que se mantenha sedosa, mas não requer tosa. Seus olhos, em geral, são escuros, podendo também ser dourados.

O afghan hound é apegado ao dono, mas não o demonstra freqüentemente. É reservado com estranhos e gentil com crianças, mas não interativo o suficiente para suas brincadeiras. O afghanhound convive bem com outros pets dentro de casa, mas pode querer caçar pequenos animais quando solto ao ar livre.

Devido ao seu porte grande deve, preferencialmente, ser criado em áreas espaçosas. A raça adapta-se bem a qualquer tipo de temperatura — o que não significa que deva ser criada fora da casa, longe do convívio familiar.

BASSET HOUND








Os cães do tipo Basset existem há milhares de anos, no entanto, a raça Basset Hound é relativamente recente, tendo sido desenvolvida a partir do século XIX, na Inglaterra.
O Basset Hound originou-se do cruzamento entre o French Basset Artésien Normand e o Bloodhound. Foi criado para ser um cão lento, o que permitia que fosse acompanhado a pé nas caçadas, e ideal para encontrar o rastro de lebres e coelhos, podendo também entrar nas tocas, por seu tamanho. 
Atualmente, o Basset Hound é criado, principalmente, como cão de companhia. É um cão calmo, afetuoso, nunca agressivo ou tímido, que se dá muito bem com crianças. Apesar da aparência triste o Basset Hound é um cão muito alegre. Mantendo seu instinto de caçador, é um farejador incrível, capaz de seguir um rastro por horas até encontrar o que procura. Assim, é aconselhável um grande cuidado para não perder seu cão quando levá-lo à rua ou se for criado em casa.
O Basset Hound é um cão de pernas curtas, de considerável substância e bem balanceado, com a cabeça semelhante à do Bloodhound. Suas orelhas são longas, alcançando além de um focinho de comprimento. Seu pêlo é duro, liso e denso, protegendo bem o animal. Quanto à cor, geralmente é preto, branco e marron (tricolor); limão e branco (bicolor), mas qualquer cor reconhecida de hound é aceitável.
Apesar de ser de porte pequeno e de não precisar de um espaço muito grande no lar, o Basset Hound requer uma boa dose de exercícios diários. Outro cuidado que se deve ter com a raça é a escovação dos pêlos.


 BEAGLE

Existem relatos de cães semelhantes ao BEAGLE desde o século III. A raça, usada como caçador de lebres, na Inglaterra, sobreviveu graças a suas qualidades de farejador e à determinação de criadores dedicados, dentre eles esta a Rainha Elisabeth I, que possuía numerosos exemplares. Foi a partir do reinado de seu pai, Henrique VIII, no século XVI, que a raça atual se desenvolveu.

BEAGLE é um excelente cão de companhia mas, na Inglaterra, ainda é utilizado na caça à lebre. Também há registros de sua partipação nas caçadas ao porco selvagem e ao veado na Escandinávia, sendo usado também como retriever em caçadas no Canadá e na caça ao coelho norte-americano.
BEAGLE é um cão alegre, esperto, brincalhão, irreverente, travesso e extremamente cativante. É um cão alerta, inteligente e possui um temperamento equilibrado. Amável e vigilante, não demonstra nem agressividade, nem timidez. Possui um temperamento dominante, sendo necessário educá-lo desde cedo, com clara definição de limites, mas é de fácil domínio.

BEAGLE é de um cão forte, pequeno e de pernas curtas, muito ativo e de aspecto sólido. Existem duas variedades que se diferenciam basicamente pela altura: a inglesa, padrão da FCI de 33 cm a 40 cm, e a americana, adotada pelo AKC, cuja altura varia entre 33 cm e 37,5 cm. Sua pelagem é curta, densa e impermeável. São aceitas todas as cores reconhecidas para os cães Hound, exceto fígado.

É um cão que não necessita de muitos cuidados, a não ser a prática de exercícios diários. Apesar de ser um cão pequeno, o BEAGLE precisa de espaço pois tem uma incrível energia. Também é necessário um cuidado com sua alimentação, com um controle alimentar extremamente rígido, pois a raça apresenta uma tendência à obesidade. O sobrepeso pode causar uma série de problemas como alterações cardíacas, sobrecarga das articulações e da coluna vertebral.


DACHSHUND TECKEL







TECKEL DE PÊLO CURTO

DACHSHUND, também chamado de DACHSHUND DACKEL ou DACHSHUND TECKEL, é conhecido desde a Idade Média. Criava-se, nessa época, muitos cães descendentes de Bracos, que eram especialmente bons para a caça debaixo da terra. Desses cães providos de pernas curtas evoluiu o Dachshund, que foi reconhecido como uma das mais versáteis e úteis raças de caça. DACHSHUND também mostra excepcional trabalho sobre a terra caçando silenciosamente. Além disso, possui alto instinto de busca, seguindo animais feridos.
Posteriormente passou a ser utilizado como cão de companhia, sendo um excelente companheiro, demonstrando verdadeiro amor pelo dono. É um cão amigável por natureza, nem nervoso, nem agressivo, de temperamento equilibrado. Muito alegre e corajoso, o Teckel, como um bom caçador, é teimoso e precisa de disciplina e comandos que somente o seu proprietário pode oferecer. É meigo, muito dócil e adora ficar dentro de casa. 
TECKEL DE PÊLO LONGO
TECKEL é um cão baixo, de pernas curtas, comprido, bem musculoso, com atitude orgulhosa, cabeça elevada e de expressão atenta. Apesar das pernas curtas em relação ao corpo comprido, é muito vivo e ágil. Durante décadas, o Dachshund tem sido criado em 3 diferentes tamanhos (TECKEL STANDARD, TECKEL ANÃO E KANINCHEN) e em 3 diferentes pelagens (Pêlo Curto, Pêlo Duro e Pêlo Longo). 

O TECKEL DE PÊLO CURTO tem a pelagem densa e rente ao corpo;













TECKEL DE PELO LONGO possui pelagem também ajustada ao corpo, mas é mais comprida, principalmente em algumas partes e







TECKEL DE PELO DURO tem pelagem áspera, no mesmo comprimento pelo corpo todo. Os Teckel de pêlo curto necessitam de uma escovação geral semanal; já os de pêlo longo ou duro necessitam de escovação a cada dois dias.
A coloração pode apresentar 3 padrões:
UNICOLOR - vermelho, amarelo avermelhado, amarelo com ou sem mistura de pêlos pretos;
BICOLOR - preto, marrom, cinza, branco nas extremidades com marcações em castanho; 
ARLEQUIM - pelagem castanho claro, cinza claro, às vezes branca, com manchas desiguais e de cor marrom escuro, amarelo avermelhado ou preto.