quinta-feira, 2 de janeiro de 2014
ABANDONO DE CÂES
Adotar um animal é uma ótima maneira de mudar a sua vida e a do animal. O fato é que há milhares de cães de raça e vira-latas para adotar em ONGs de adoção e proteção animal. Aliás, os motivos pelo qual esses cachorros vem abandonados, sendo muitos de raça, são vários: separação conjugal dos donos, a entrada de um bebê na família, uma mudança de lar, problemas comportamentais ou até o fato de que os cachorro não foram vendidos quando eram filhotes e os cachorreiros simplesmente os abandonam.
Com relação aos cuidados veterinários, diversas organizações de animais abandonados medicam, castram, vermifugam e vacinam todos os animais que chegam.
Na maioria dos casos, as pessoas que estão cuidando desses animais procuram fazer o que estiver no melhor interesse dos animais e buscam achar bom lares, o que não resolve o problema de superpopulação de animais de rua porque o número de ONGs é muito menor que o de abandono e maus tratos.
É importante fazer perguntas para essas organizações e quando possível, visitar as ONGs para ver como os animais são tratados. Os funcionários de ONGs normalmente conhecem bem os animais que chegam para eles. Faça perguntas para entender o temperamento, personalidade e o histórico do animal que você pretende adotar, porque se você levar para casa um animal que não combine com o seu jeito de ser, em breve será você que estará na mesma ONG ou em outra abandonando o cão.
As ONGs normalmente fazem diversas perguntas para você como dono para confirmar se você está pronto para ter um animal de estimação. Normalmente eles fazem você assinar um contrato de responsabilidade para com o animal onde você se compromete a devolver o animal a ONG se, por algum motivo, você não conseguir ficar mais ele.